Quais são os alimentos termogênicos

Os famosos alimentos termogênicos são um grupo de alimentos que apresenta uma maior resistência ao processo de digestão do organismo, resultando em uma maior quantia de energia gasta durante a digestão. Esses alimentos que se destacam por esse gasto maior de energia induzem a pessoa a um metabolismo muito mais acelerado.
Dessa forma, é possível afirmar que comer esse tipo de alimento permite que o indivíduo consiga gastar mais calorias simplesmente se alimentando com essa alimentação diferenciada. Com um metabolismo acelerado, mais calorias são gastas no processo de digestão, e assim, pessoas poderão emagrecer com maior facilidade com mudanças em sua dieta.
Conheça então hoje os alimentos termogênicos comuns que você poderá inserir na sua dieta para auxiliar o processo de emagrecimento, podendo assim facilitar a perda de peso em uma dieta, ou até mesmo servir como uma excelente forma de controlar melhor a quantidade de calorias ingeridas em seu cotidiano.

Os alimentos termogênicos

1. A pimenta vermelha

Pimentas são famosas por fazerem muito bem para a saúde, e serem baratas no geral. Em especial, as pimentas, em específico a pimenta vermelha é muito rica em capsaicina. Essa substância em particular acelera o processo de quebra de gorduras do tecido adiposo, acelerando assim o emagrecimento e a eliminação de gordura com seu consumo.
Além disso, a pimenta vermelha aumenta em até 20% sua atividade metabólica, o que torna este um dos alimentos termogênicos mais eficazes para quem está querendo perder peso, mas para isso ela precisa ser ingerida cerca de três gramas por dia, idealmente em saladas e pratos mais leves. Caso não resista ao ardor da pimenta, laticínios como creme de leite, leite em si e demais líquidos amenizam rapidamente a sensação de queimação.

2. O chá verde

Chás são ótimos para o metabolismo e possuem diversas propriedades particulares variando com suas ervas. O chá verde em específico possui propriedades metabólicas muito particulares, além de ter mais cafeína que o próprio grão de café. Além disso, por ser líquido, é fácil consumir junto a outros alimentos termogênicos.
Além disso, assim como a pimenta vermelha, o chá verde favorece também a utilização da gordura do tecido adiposo como fonte primária de energia, em função do estimulo metabólico, além de possuir quantidade ínfima de calorias.
Para ter os melhores resultados com chá verde, é preciso beber por pelo menos três meses, uma quantia de cinco xícaras de chá por dia. Mas tome muito cuidado com os horários. O ideal é sempre tomar chá verde de manhã, pois sua quantidade de cafeína pode facilmente dar insônia a uma pessoa.

3. A canela

Como um versátil tempero ou ingrediente para chá, a canela é muito famosa no Brasil pelo seu aroma particular. Para a saúde, ela possui alto teor de cálcio mineral que auxilia no emagrecimento, aumenta o metabolismo basal, ou seja, o metabolismo que você tem enquanto está em repouso. Por isso a canela é dos melhores alimentos termogênicos.
Seu consumo pode ser feito de variadas formas, como chá, frutas e afins. É importante, no entanto, não abusar da quantidade de canela consumida, principalmente se estiver grávida, pois ela é extremamente forte e pode forçar menstruações e até mesmo o aborto em casos de excesso de consumo.

4. Gengibre e as propriedades da raiz

Especialistas afirmam que o gengibre pode aumentar o gasto calórico diário em até 10% quando consumido no cotidiano. Sua versatilidade é ótima para temperar os mais diversos alimentos, e nada além de duas fatias pequenas são necessárias para se ter o efeito do gengibre atuando em seu organismo.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *