A velocidade com que as calorias são gastas no nosso organismo pode ser aumentada com a prática de exercícios físicos.
Dependendo do exercício e da forma como ele é executado é possível não só intensificar o gasto calórico durante a atividade, mas também estender esse processo por algumas horas após o treino.
Como ?
Veja algumas dicas:
* Lutas. O boxe, Muay Thai e MMA, por exemplo, promovem um grande gasto de energia por movimentarem muitos músculos e pela alta intensidade. Em 1h de aula pode perder cerca de 800 kcal.
* Corrida. A atividade movimenta grandes grupos musculares. Quanto mais tempo durar a corrida, maior vai ser a liberação de hormônios como o glucagon, adrenalina e cortisol, que irão promover grandes gastos energéticos por até duas horas após o término do treino. Correr por 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima pode consumir cerca de 600 kcal.
* Bicicleta. Também aumenta a liberação do glucagon e da adrenalina que promovem maior utilização da gordura como fonte de energia, o que é a melhor opção para quem quer emagrecer. Uma pedalada de 30 minutos feita com a frequência cardíaca em 80% chega a gastar algo em torno de 500 kcal.
* Musculação. Excelente para o aumento de massa muscular.. O gasto calórico durante o treino não é tão alto , cerca de 300 kcal, mas o aumento da massa magra ajuda a acelerar o metabolismo de repouso e intensificar o gasto calórico de atividades do cotidiano.
* Dança. Movimenta um grande número de músculos e é uma ótima opção para emagrecer, mas também para relaxar e se divertir. Uma hora de aula queima cerca de 350 kcal.
Mas não esqueça, a alimentação equilibrada é fundamental para alcançar resultados.
Antes do treino o consumo de carboidratos é fundamental, já que são a principal fonte de energia para o corpo.
No pós-treino aposte em alimentos proteicos com baixo teor de gordura, como peixes e carnes magras, pois a alimentação correta potencializa a queima de calorias e é fundamental para a recuperação do corpo.
Gostou?
Bora escolher seu look para malhar?